RSS

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Gentileza é utópica

Hoje foi um dia de grandes emoções dentro do metrô. E pude ver, novamente, como as pessoas não são gentis de forma alguma.
Sempre costumo me equilibrar sem segurar nas barras metálicas nos metrôs, porque são a coisa mais nojenta do mundo! De ônibus, metrô... Só de pensar em por a mão ali me dá calafrios... Hoje não foi diferente: posicionei-me com as pernas afastadas, para manter o centro de equilírio estável, mochila na frente, tudo bem. Mas o metrô acelerou tão rápido que acabei me desequilibrando... E quase fui parar no colode um cara! Para não machucá-lo, fiz de tudo para encostar com a mão na parede atrás dele, e deu certo. Fui tentar me reequilibrar... E nada! Tive que me reposicionar para voltar ao normal. Sabe o que as outras pessoas fizeram pra me ajudar? Nada!
Estou cada dia mais convencida que gentileza é ilusão. O que existe é educação e curiosidade. Por que enche de gente quando alguém desmaia ou se machuca gravemente? Querem ajudar? A resposta é não! Querem é olhar o que aconteceu, fofocar com os outros, reclamar do "governo que não faz nada", e que o atendimento médico é precário e que a pessoa estava bêbada, etc, etc, tc...
Não existe gentileza no mundo. E se um dia você já foi gentil, acabará perdendo isso... Eu acreditava ser gentil com meus amigos, mas e quem não é amigo? Ser gentil é ser gentil com todos, não com um grupo pequeno de pessoas apenas. Não, meus caros, gentileza é utopia...
Depois disso, na volta... Ahh, a volta...Ocorreu uma pane elétrica e ficamos eu e mais alguns gatos pingados dentro de um vagão do metrô com apenas as luzes de emergência acesas... Claustrofóbico. Dava pra ouvir o murmúrio da pessoa láaaa do outro lado, sem fazer o mínimo esforço, de tão quieto que é lá embaixo quando tudo está parado: sem ar condicionado, sem motores funcionando, nada... Dá uma tontura! >.< Que só vendo... Ainda paramos mais algumas vezes no caminho e dei graças ao chegar ao ar livre de novo... Medo daquela coisa explodir! E eu estava no último vagão, já pensou se ocorre falha de comunicação? Lá se foi a menina estranha de mochila roxa que tinha acabado de comprar um adaptador para o computador pela primeira vez na vida! Bye bye mãezinha da Layla e noiva do K-chan... Admito que me deu medo de acontecer isso, com pane a gente não duvida de nada dentro daquele túnel de concreto...


Mas tudo acabou bem e consegui até chegar antes da chuva =) Forte, bem forte, por sinal...
E agora, estudar e pensar que dia 10 já começa meu estágio. Vou precisar de sorte.

Bjs e até logo!

1 comentários:

Gabi Castro disse...

Oi Dani!!! estou há dias procurando seu blog e finalmente achei!!! EEEEEEE \o/
Mas vamos falar sobre seu post:
Tem toda a razão!!! Aquele cara em que vc quase cau bem que podia ter te ajudado!!! Mas não! Se duvidar, ele nem te viu!!! Hoje em dia, as pessoas são muito individualistas, egoístas e egocêntricas. Mas eu ainda acredito que, lá no fundo das pessoas - e bem no fundo meeeeesmo - ainda há gentileza e amor. Só que hoje o mundo é movido pelo dinheiro e pelo poder - na mão de poucos. Nada de solidariedade, trabalho em grupo ou união entre os povos.
Mas quem sabe um dia possamos deixar de ser criaturas tão unitárias e nos transformarmos em um ser único, um grande grupo!!!
Obrigada pelo espaço para expressar minhas ideias!!!
Bjos!
=)